Muitos caminhoneiros não dão a devida atenção à manutenção preventiva (antes que apresente algum defeito) de seus brutos. Negligenciar esse cuidado pode comprometer a sua segurança e aumentar muito os seus gastos.
A manutenção corretiva (depois que quebrou) costuma ser mais cara, pois uma peça defeituosa pode comprometer e danificar muitas outras que estão ligadas a ela.
Respeite o prazo
Os fabricantes indicam o prazo máximo entre as manutenções. Respeite o tempo determinado, pois muitas vezes ele representa o fim da vida útil das peças.
Atenção à fumaça
A fumaça que sai do escapamento é um grande indicativo de problemas no caminhão. Dependendo da cor, os problemas podem estar associados ao motor, catalizador ou entrada de óleo.
Troca de Óleo
Nas trocas de óleo, é muito importante checar o óleo que está sendo retirado do motor, pois ele pode dar dicas sobre algum problema. Caso tenha resíduos metálicos ou aspecto muito sujo, procure um mecânico.
Câmbio
Caso o câmbio do seu caminhão esteja fazendo barulho ou você tenha dificuldade para realizar as trocas de marcha, procure um especialista. Isso pode indicar algum problema na transmissão ou embreagem.
Perda de potência
Caso o seu pesado comece a perder potência, faça um check-up das velas, unidades injetoras e filtro de ar. Eles podem ser os responsáveis por isso.
Suspensão
Caso o caminhão comece a balançar ou quicar demais, suspeite de algum problema no amortecimento. E procure resolver com rapidez, pois isso pode comprometer a segurança e estabilidade do caminhão.
Fonte: Mercedes-Benz
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