VOLVO QUER BATER RECORDE MUNDIAL DE VELOCIDADE COM CAMINHÃO DE 2.433 CV

0



Volvo The Iron Knight
Recordes de velocidades geralmente são feitos com superesportivos ou com protótipos feitos especificamente para tal façanha. Mas a Volvo quis quebrar essa lógica e construiu um caminhão de 2.433 cv para andar rápido, muito rápido. A marca tentará bater o recorde mundial de velocidade com seu supercaminhão e mostrará o resultado no seu canal do youtube no próximo dia 24 de agosto.

Batizado de The Iron Knight (O Cavaleiro de Ferro), o caminhão feito para bater recorde de velocidade foi produzido do zero (com exceção do motor e transmissão) numa parceria que envolveu técnicos, engenheiros e designers da Volvo Trucks.
Volvo The Iron Knight
As imagens não revelam com detalhes as linhas do modelo, mas é possível ver que ele tem inspiração no desenho dos modelos FH, com a frente contando com aberturas para entrada de ar para arrefecimento do motor e dos freios, além de ter a cabine projetada para ter menor resistência ao ar possível. Semelhante aos Fórmula Truck, o Iron Knight tem suspensão rebaixada, cabine de fibra de vidro, santantônio e até lanternas de led.
O caminhão é equipado com o motor D13, um seis cilindros de 13,0 litros que originalmente produz até 540 cv nos caminhões da série FH. No Iron Knight ele recebeu modificações como intercooler refrigerado a água, quatro turbocompressores, sistemas elétricos e eletrônicos remanejados para baixo e software reprogramado. O resultado disso são os insanos 2.433 cv de potência e 611,8 mkgf de torque.
O conjunto motriz é atrelado a uma transmissão i-Shift de dupla embreagem reforçada para suportar o elevado torque. Pesando cerca de 4,5 toneladas, o caminhão tem uma relação peso/potência de apenas 1,84 kg para cada cavalo (só um pouquinho a mais que os 1,8 kg/cv do Porsche 918 Sypder, o recordista de aceleração nos testes da QUATRO RODAS).
O piloto Boije Ovebrink será o responsável por tentar bater o recorde mundial de velocidade a bordo do Volvo The Iron Knight. Confira abaixo a prévia do ronco descomunal do supercaminhão:


Fonte: Quatro Rodas






Nenhum comentário:

Postar um comentário