A função e importância das peças de arrefecimento

0

Muito se fala sobre o sistema de arrefecimento do veículo, mas você sabe exatamente quais são as peças que fazem parte desse sistema e qual a importância dele para seu caminhão?
O sistema de arrefecimento existe para regular a temperatura do motor, evitando seu superaquecimento, o desgaste das peças e aumentando a eficiência energética. Isso acontece da seguinte forma: as peças componentes do sistema trocam o calor gerado na combustão do motor pelo calor do ambiente externo, tornando a temperatura do motor mais regular, ideal para que ele funcione corretamente com maior durabilidade e desempenho.
Abaixo estão os principais componentes do sistema de arrefecimento, entenda melhor a função de cada um deles:
Líquido de arrefecimento: ele não é exatamente um componente, mas é essencial para fazer o sistema funcionar. O líquido é quem faz a troca de calor pelo caminho entre o motor e o radiador. Entretanto, se esse fluido fosse apenas água ele evaporaria, por isso ele é composto por água e por um aditivo de radiador.
Bomba d’água: a bomba é responsável por fazer com que o líquido de arrefecimento se movimente e cumpra seu caminho dentro do sistema, desde o motor até o radiador.
Radiador: é no radiador que efetivamente ocorre a troca de calor com o meio externo. Até chegar lá, o líquido quente passou por todo o sistema e agora está pronto para resfriar.
Válvula termostática: essa válvula é responsável por manter o sistema dentro da temperatura média, evitando que o líquido realize o caminho até o radiador muito quente ou muito frio.
Ventoinha: ela desempenha a função de um “ventilador”, jogando ar para dentro do sistema e evitando que ele superaqueça.
Sensores de temperatura: os sensores são responsáveis por avaliar a temperatura do sistema e a partir dessas informações comandar as ações dos outros componentes.
Reservatório: é o local no qual o líquido fica armazenado. Nele é possível perceber o nível em que o líquido está, mas nunca mexa nesse compartimento com o veículo ligado ou recém desligado!
Tubulação/mangueiras: todo o fluxo do líquido dentro do sistema ocorre dentro de mangueiras, impedindo o contato com as peças de arrefecimento (o que poderia danificar completamente o sistema).

A manutenção geral desse sistema é muito importante para evitar problemas no motor, por isso não esqueça de levar seu veículo para avaliação regularmente. Caso precise de uma nova peça para o sistema, conte com a qualidade Volvo! Confira as ofertas de peças de arrefecimento.
Fonte:Volvo

Nenhum comentário:

Postar um comentário