Ford caminhões e suas novidades na fenatran 2017

0

A Fenatran, Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, que aconteceu entre os dias 16 a 20 de outubro de 2017, é reconhecida como a maior exposição de veículos do setor de transporte de carga da América do Sul. Nesta mostra, que recebe milhares de visitantes de toda a América Latina, a Ford Caminhões demonstrou sua linha completa, com ênfase em modelos vocacionais para diferentes tipos de aplicação, nas áreas de transporte de bebidas, coleta de resíduos, construção civil, ambulância e resgate, entre outros das famílias Cargo e Série F.


Novidades
Para exibição ao público, a Ford Caminhões trouxe um “show truck”, um caminhão inteligente F-450 Super Duty Platinum, vendido nos Estados Unidos, que incorpora as tecnologias mais avançadas do segmento.
Na linha de acessórios, tinha em seu estande uma área exclusiva para mostrar o Boné Alerta, protótipo de um dispositivo inteligente equipado com sensores que monitoram sinais de sonolência do motorista para a prevenção de acidentes.
Já o Ford Cargo Connect foi apresentado como um lançamento previsto para os próximos anos e aponta a tendência de uso de recursos tecnológicos já conhecidos em automóveis para as funções de veículos de carga.

60 anos de Ford Caminhões no Brasil
A Ford é reconhecida como uma das marcas mais tradicionais do setor de caminhões. Em 2017, está comemorando o marco de 60 anos da produção nacional de caminhões no Brasil, um registro histórico que começou com o F-600, abrindo as portas para a criação da indústria automotiva brasileira.
“Temos tradição e a confiança de milhares de clientes. Nossos marcos se confundem com a história do desenvolvimento do Brasil. Por isso, investimos e continuamos a investir nessa área com inovação, arrojo e experiências inéditas, como o Cargo Connect e o Boné Alerta. Pensamos no presente, no futuro, na mobilidade e nos veículos inteligentes para a satisfação dos nossos clientes”, afirmou Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul.

Linha completa
Os caminhões expostos na Fenatran foram representados pelos modelos leves Cargo 816 e Cargo 1119, o médio Cargo 1519, os pesados Cargo 2429 Torqshift e Cargo 1933 Torqshift e o extrapesado Cargo 2842. Os modelos vocacionais, desenvolvidos para aplicações especiais, foram o Cargo 1723 Torqshift com autotanque de gás, o Cargo 2629 6x4 betoneira, o Cargo 2429 6x2 Torqshift para bebidas e o Cargo 1723 8x2 Torqshift Kolector, com compactador de resíduos – o primeiro do mercado nessa configuração de tração com transmissão automatizada. A Série F foi representada pelo F-4000 4x4 ambulância para acesso a áreas remotas.
Na área de modelos especiais, além do Cargo Connect, desenvolvido no Brasil, destacou-se o F-450 Super Duty, produzido nos Estados Unidos, exibido como veículo de demonstração e exemplo da abrangência da linha global da marca. Uma instalação de realidade aumentada no estande permitiu aos visitantes experimentar virtualmente as novas tecnologias dos veículos, com apoio de um telão de LED de última geração. 

Caminhões vocacionais
A Ford teve como destaque os caminhões vocacionais, com preparação especial para diferentes tipos de aplicação. Outro diferencial foi a transmissão automatizada Torqshift, uma das mais acessíveis no setor. Esse equipamento traz recursos avançados como trocas manuais, os modos Economia e Performance, função “Low”, piloto automático inteligente, assistente de partida em rampa e indicador de marcha no painel, que trazem ganhos de eficiência, economia, segurança e conforto na operação.
“A transmissão Torqshift já responde por 46% das vendas dos nossos modelos de 17 e 24 toneladas e é uma tendência de mercado que vai continuar a aumentar”, explica Ricardo Paradeda, gerente de Vendas Corporativas e Governo da Ford Caminhões. “Pelo ajuste perfeito do motor e câmbio, a linha Cargo Torqshift é hoje o nome mais forte nesse segmento.”
O Cargo 1723 Torqshift Kolector, preparado como coletor e compactador de resíduos, foi o caminhão da Ford mais vendido na Fenatran, com mais de 100 unidades. Ao lado desse tradicional modelo, a marca exibiu seus novos protótipos para o transporte de bebidas e gás.
O Cargo 1723 Torqshift para transporte de gás já está sendo testado na frota de uma tradicional empresa e atraiu a atenção dos principais clientes do segmento. Ele tem como principal vantagem a facilidade de implementação do tanque pelo sistema “plug and play” e, por não exigir adaptações no chassi, também aumenta o valor de revenda do veículo. O Cargo 2429 6x2 para transporte de bebidas, com carroceria rebaixada e capacidade para 10 pallets, também despertou o interesse dos frotistas do setor.

Mais atrações
Além de todas essas novidades, a loja Ford Collection foi uma das atrações do estande da marca na Fenatran, com vários tipos de camisetas, jaquetas, bonés e acessórios.
Outra atração foi a “Trac Table”, um telão sensível ao tato em formato de mesa onde foi possível simular o rastreamento e telemetria de caminhões em um mapa e obter informações dos veículos no trajeto, por meio da tecnologia FordTrac.  

Balanço de vendas com resultados surpreendentes
A Fenatran teve para a Ford Caminhões um resultado que superou as expectativas, justificando o otimismo na retomada da indústria: a marca contabilizou cerca de 800 caminhões negociados durante os cinco dias do evento, principalmente no segmento dos chamados modelos vocacionais para aplicações específicas.
“Esse balanço não inclui os contatos iniciados com outros clientes visando a futuras vendas, que trazem um potencial de mais de 1.000 veículos adicionais. Ficamos felizes ao registrar que o estande da Ford Caminhões foi um dos mais movimentados e nossa exposição foi muito elogiada até por marcas concorrentes. Mas, acima de tudo, o resultado simboliza o clima de reativação dos negócios que volta a ser observado no País”, diz João Pimentel, diretor de Operações da Ford Caminhões.
Além da linha completa de veículos e condições especiais de venda, a Ford teve como diferencial a disponibilidade de crédito com taxas competitivas, oferecida pela Ford Credit.
“Atendemos mais de mil interessados em nossos produtos de vários segmentos, incluindo praticamente todos os estados brasileiros, além de potenciais clientes da Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Uruguai e Porto Rico”, diz Carlos Gazques, gerente nacional de Vendas da Ford Caminhões. “Percebemos que na América do Sul é clara à disposição de retornar às compras e planejar o futuro. Creio que esta foi uma das principais tônicas entre os visitantes, o que nos possibilita avaliar para cima o programa de produção considerando a consistência dessa demanda. ”. 

Fonte: FORD

Nenhum comentário:

Postar um comentário