Economia no seu caminhão: como diminuir o desgaste do freio

0

Quem dirige caminhões sabe: não existe nada melhor do que ver o nosso automóvel novinho e sempre rodando perfeitamente. Por isso, é importante prestar atenção nos detalhes que contribuem para aumentar a vida útil das peças — e, nesse aspecto, os freios exigem atenção especial.
Para ajudar você a entender um pouquinho mais sobre como diminuir o desgaste da lona, pastilha e sapatas do freio, preparamos um guia com algumas dicas que vão ajudá-lo a andar sempre com seu caminhão em excelentes condições e ainda conseguir economizar. Vamos lá?

O cuidado começa com você

A vida útil das lonas, pastilhas e sapatas dos freios depende de diversos fatores e muitos deles podem ter influência direta do motorista. Cuidados com a manutenção, o uso correto de cada item e a escolha ideal das peças para o seu tipo de caminhão são fundamentais para uma maior durabilidade das peças.
Outro detalhe que todo motorista deve ficar atento é ao trajeto. Estradas de terra ou em condições ruins desgastam mais o veículo, exigindo manutenção constante e maior atenção ao estado de conservação.

De olho na temperatura

As altas temperaturas de trabalho dos freios são uma das grandes responsáveis pelo desgaste dessas peças. Essas temperaturas diminuem a vida útil e aumentam o custo de manutenção de um freio, porém, existem formas de melhorar sua durabilidade.
A melhor maneira de preservar os freios e combater o problema das altas temperaturas é utilizar freios auxiliares — principalmente o freio motor. E aqui vai uma informação importante: muitas pessoas acreditam que não utilizar o freio nas descidas ajuda a economizar, mas a verdade é que o uso do freio motor ajuda, sim, na hora de gastar menos.
Com ele, você consegue manter constante a velocidade do caminhão, preservar o motor, economizar combustível e também ampliar a vida útil dos freios. Outra dica importante é buscar sempre realizar a correta mudança das marchas, o que também ajuda a diminuir o desgaste do freio.

Nunca é demais repetir

A manutenção é fundamental para aumentar a vida útil dos freios e ajudar a economizar. Por isso, é sempre bom lembrar de fazer manutenções periódicas. Mantenha sempre em dia a verificação das peças dos freios e dirija bem atento quando precisar utilizar vias não-pavimentadas — que aumentam o desgaste de várias peças do automóvel. Além disso, procure seguir sempre as recomendações dos fabricantes e não deixe as trocas passarem dos prazos indicados para o seu modelo.

Atenção na hora de comprar

Um erro grave na hora de comprar peças dos freios do caminhão é considerar apenas o preço, quando o mais importante é a qualidade. Afinal, além de ser uma questão de segurança, a qualidade das peças também tem relação com a durabilidade e até a economia a longo prazo.
Por isso, sempre vale mais a pena comprar materiais de fabricantes conhecidos e confiáveis. Converse com motoristas experientes e também com especialistas sempre que surgir alguma dúvida — e compre peças apenas em lojas e distribuidoras autorizadas. Assim, você evita qualquer problema inesperado e ainda consegue aumentar o período entre as trocas.
A manutenção dos freios do seu caminhão está em dia? Conte para a gente nos comentários o que você faz para cuidar de cada detalhe do seu veículo. Em caso de dúvidas, conte sempre com o apoio de nossos especialistas. Eles estão preparados para oferecer o melhor suporte para a sua experiência nas estradas ser ainda melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário