Especial pneus: dicas sobre manutenção e limite de segurança

0

O único ponto de contato entre a estrada e o veículo são os pneus. Por isso é muito importante que o motorista esteja atento a todos os itens que mantém os pneus em dia e com segurança.
Hoje vamos apresentar informações sobre os itens manutenção e o limite ideal de segurança para os pneus não serem considerados carecas e evitar, ainda, que seu caminhão seja apreendido:
Além de manter os pneus em dia, a manutenção dos itens abaixo irá garantir a estabilidade do caminhão:

  • Calibragem: ajuda a evitar vibrações e combater o desgaste precoce das peças de suspensão, direção, rodagem e dos pneus. É recomendado seguir as instruções do fabricante do veículo e observar a situação de carga (vazio ou máxima).
  • Alinhamento e Balanceamento: O balanceamento geralmente vem acompanhado do alinhamento. O balanceamento é realizado em conjunto do pneu e roda e existem duas maneiras de balancear: de forma estática e dinâmica. Estes sistemas medem as forças geradas pelo conjunto em rotação. Quando o equilíbrio dinâmico é conseguido, o estático é automático e não tem necessidade de realizar separadamente.
    • Estático: feito com o conjunto imóvel.
    • Dinâmico: requer que o veículo esteja em rotação e ajuda a corrigir problemas que o estático não consegue.
  • Rodízio: Neste caso, a recomendação é fazer rodízio dos pneus sempre com a ajuda de um especialista.
Respeite o limite de segurança:
O desgaste máximo do pneu é de 1.6 mm de profundidade dos sulcos. Abaixo dessa medida, o pneu já passa a ser considerado “careca”.
De acordo com a resolução 558/80 do Contran trafegar com pneus abaixo do limite é ilegal e o veículo pode ser apreendido. O limite de segurança vem com ressaltos na base dos sulcos.
pneus
Riscos
Os fabricantes de pneus alertam que o uso de pneus abaixo do limite pode ocasionar aumento da propensão de derrapagens laterais, mesmo em pista seca; grande instabilidade em pistas molhadas já que não dão drenagem adequada de água e aumento de risco de estouros.
Na próxima matéria, vamos trazer dicas sobre pressão dos pneus. Outro item muito importante para garantir a sua qualidade e segurança nas estradas.
Fonte: O Carreteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário