Polícia do DF apreende 8 mil calçados em caminhão com logo dos Correios

0

A Polícia Civil do Distrito Federal apreendeu 8 mil pares de calçados falsificados e sem marca na última sexta-feira (13), na divisa da capital federal com Goiás. Segundo a corporação, os produtos são avaliados em R$ 800 mil e estavam em  um caminhão dos Correios, que teria sido comprado em leilão da empresa e ainda exibia parte dos logotipos.
O motorista de 62 anos foi detido. O filho do suspeito e um funcionário, que também estavam no veículo, prestaram depoimento e foram liberados como testemunhas. A abordagem foi feita por policiais civis à paisana.

Segundo a chefe da Delegacia de Combate aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial, Mônica Ferreira, os produtos foram comprados em Nova Serrana (MG) e seriam revendidos a comerciantes das feiras de Ceilândia e dos Goianos, em Taguatinga.
Sozinha, a carga apreendida nesta sexta supera os 7 mil calçados irregulares que foram interceptados durante todo o ano passado. "Isso traria de receita para o Estado, a Receita Federal, o DF, R$ 240 mil em impostos. Dinheiro que poderia ser revertido em melhoria no serviço público social tais como criação de sala de aula, leitos em hospitais e delegacias", diz Mônica.
A carga misturava produtos falsificados, com referências a grifes internacionais, e pares de calçados sem marca alguma. Segundo a delegada, os que têm marca falsa serão incinerados e os outros serão tributados para o pagamento da multa.
Ao perceber que seria abordado pelos policiais, o motorista tentou dar meia volta com o veículo, mas foi perseguido e preso junto com os outros dois funcionários. Testemunhas chegaram a pensar que o veículo dos Correios estava sendo assaltado porque os policiais estavam à paisana, segundo a delegada.
O motorista do caminhão prestou depoimento e foi liberado no mesmo dia. Além de violação de direito de uso da marca, ele deve responder por falsificação de selo e sinal público por usar o símbolo dos Correios sem autorização.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário