No mês de setembro, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou as concessionárias rodoviárias que administram os trechos da BR-163 a alterarem as tarifas cobradas nas praças de pedágios nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, trazendo reflexos nos preços de fretes para o agronegócio.
A agência reguladora permitiu uma redução de R$ 0,10 nas tarifas cobradas nas praças de pedágios da rodovia BR-163 no estado do Mato Grosso. Tal reajuste passou a ser válido desde o dia 6 de setembro, e permitiu uma redução do impacto do pedágio nos custos de transporte de cargas agrícolas. “Essa medida trouxe benefícios econômicos para importantes rotas de movimentação dentro do estado, envolvendo o abastecimento do mercado doméstico e entregas em terminais ferroviários”, afirma o pesquisador do Grupo ESALQ-LOG, Everton Costa. Um exemplo positivo dessa medida é a redução de R$ 0,11 por tonelada de soja e milho transportada na rota Sorriso (MT) para Rondonópolis (MT), principal corredor multimodal do país.
De acordo com o coordenador do ESALQ-LOG, Thiago Guilherme Péra, a tarifa de pedágio é viável quando o benefício esperado com a melhoria das condições viárias traga mais segurança e reduza o custo de transporte. “A partir dos investimentos na melhoria da trafegabilidade nos corredores de transporte, é esperado uma compensação em segurança a partir da redução de acidentes e melhor nível de serviço ao motorista, além de melhorias nos indicadores de produtividade do transporte, envolvendo, por exemplo, redução do consumo de combustível, redução do desgaste dos pneus e dos gastos com manutenção, além de aumento da velocidade média. Isso tem que ser refletido rápido, ainda mais para um setor tão importante que é o agronegócio, o qual movimenta elevados volumes em grandes distâncias, muitas vezes em precárias condições e com um alto custo”, afirma Péra.
A tabela apresenta os impactos dos reajustes das tarifas de pedágios no mês de setembro para cada tonelada de grão transportado em diferentes corredores de movimentação.
Fonte: LogWeb
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