Rio Grande do Sul registra queda de 20% no número de acidentes no trânsito

0

Pioneiro no mercado de simuladores de direção, o estado do Rio Grande do Sul apresentou recentemente uma estatística otimista em relação ao índice de acidentes fatais nas estradas gaúchas. De acordo com um levantamento feito pelo Detran/RS em 2016, o número de mortes no trânsito caiu 20% nos últimos cinco anos no estado.

A simulação virtual pode ser um dos fatores que influenciaram na melhoria do trânsito local. Um exemplo disso é uma pesquisa realizada pelo órgão sobre aproveitamento pedagógico das aulas realizadas nos simuladores de direção no estado, mais especificamente na cidade de Gravataí. Foi constatado que em uma amostra de 20% de alunos treinados entre 2014 e 2015, com o uso do simulador veicular integrando o programa preparatório, todos foram aprovados no primeiro teste. Em 2013, quando a pesquisa foi realizada com alunos que ainda utilizavam a metodologia antiga de ensino, somente com aulas em vias públicas, foi observado que, entre 22 treinados, apenas 4 estudantes foram aprovados no exame prático.
 
Esse dado reforça a importância do uso de simuladores de direção no processo de capacitação de condutores. Desde 2014, mais de 1,2 milhões de gaúchos tiveram aulas nos equipamentos de simulação. Atualmente, o Rio Grande do Sul conta com quase 200 simuladores instalados em cerca de 140 Centros de Formação de Condutores (CFC), espalhados em 86 cidades do estado.

Frente a esses dados que comprovam a eficácia dos simuladores na capacitação de condutores e, consequentemente, contribuem para a segurança, foi criada recentemente a Associação Nacional de Fabricantes de Simuladores Profissionais (ANFASP), a fim de promover o setor de simulação no Brasil. “A entidade reúne as empresas do segmento atuantes nas mais variadas áreas, como máquinas de construção civil, defesa e veículos, e tem como objetivo a formação, capacitação e treinamento”, explicou Renata Herani, presidente do Conselho Deliberativo da ANFASP. A ProSimulador, empresa do Grupo Tecnowise e homologada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para fornecer simuladores de direção veicular aos CFCs, é uma das associadas à ANFASP.


Fonte: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário