'Revista' reprisou a paixão e as dificuldades dos caminhoneiros

0

Neste sábado (21), você pode rever a visita do Rio Sul Revista à maior fábrica de caminhões do país, onde nasce um veículo a cada três horas. E sabe onde fica? Em Resende! Para aproveitar o passeio, Teresa Freitas pegou no volante de um caminhão de 18 metros de comprimento e enfrentou a pista de testes da empresa. O programa também mostrou a rotina dos caminhoneiros e contou as dificuldades e a emoção de dirigir um veículo tão grande.

Um caminhão grande costuma ter 16 marchas. Mas a apresentadora descobriu que dirigir esse gigante, acabou sendo mais fácil do que o esperado, por ser automático. Só que para pegar a estrada, é preciso muita experiência e habilitação especial categoria E. O gerente de engenharia da fábrica, Ronaldo Cândido da Silva Júnior, explicou a vantagem dessa inovação tecnológica para quem trabalha na estrada e, deixou claro que, o conforto é fundamental na profissão.
Na indústria, é onde nascem outros veículos, que são exportados para 30 países. A preferência das empresas compradoras é pelos caminhões que têm a cabine branca. Já o colorido, é só por encomenda, como aqueles verdes, do Exército brasileiro.
É preciso ter paixão para ser caminhoneiro, porque a aventura pelas estradas do país também traz muitas dificuldades, principalmente para a saúde de quem trabalha horas sentado e nem sempre pode ter uma alimentação saudável. Mas o Revista mostrou que há quem ultrapasse estes obstáculos: Carlos Augusto de Oliveira é um caminhoneiro atleta! Nas horas vagas, ele pratica maratona aquática.
São 25 anos de estrada, 15 de braçadas na água e muitas medalhas, inclusive em provas como Rei e Rainha do Mar e Travessia dos Fortes. Para treinar pelo menos três vezes por semana, ele procura nas viagens o Sest - Serviço Social do Transporte, que oferece apoio aos caminhoneiros e incentiva a atividade esportiva.
Não é só andando na estrada que o caminhão dá lucro, o veículo pode dar dinheiro mesmo parado. É que no programa, você pode rever a moda mundial dos caminhões que se transformam em restaurantes móveis: os ‘Food Trucks’, que em português, significa caminhões de comida. São restaurantes itinerantes, que ganharam força quando passaram a servir comida mais sofisticada e viraram moda no mundo todo.
No Rio Sul Revista você pode ver, mais uma vez, que a vida dentro de um caminhão é solitária, mas, ao mesmo tempo, solidária. Quando os caminhoneiros se encontram no fim do dia para jantar, o clima é de alegria e amizade. Para fazer o macarrão e o arroz, cada um traz um ingrediente e tem sempre o cozinheiro da vez.
Desta forma, a estrada vai contando histórias de muito trabalho, alegria e saudade.
Fonte: GShow

Nenhum comentário:

Postar um comentário