4 dicas para dirigir na estrada à noite

0

Não importa o motivo, todo caminhoneiro já passou — se é que não passa com certa frequência — pela experiência de dirigir de madrugada. Com a nova Lei dos Caminhoneiros, no entanto, o cansaço já não deve atrapalhar tanto nessa situação, já que vai ser preciso tirar meia hora de descanso a cada 6 horas de trabalho e parar por 8 horas sem interrupção a cada 24 horas. Mesmo assim, a noite ainda guarda alguns perigos para quem está na estrada, e prova disso é o número muito maior de acidentes no escuro do que durante o dia.
Pensando nessa questão, trouxemos hoje algumas dicas para que você possa rodar no seu caminhão à noite sem grandes problemas. Continue lendo e saiba como passar pela estrada de madrugada com o máximo de tranquilidade!

Aumente a sua visibilidade

Esse é o primeiro ponto a ser driblado na hora de pegar a estrada no escuro. Quando estamos dirigindo de manhã, as faixas reflexivas no seu caminhão ficam quase invisíveis, e se alguém não conseguir enxergá-lo sob a luz do dia não deveria nem estar dirigindo não é? Entretanto, esses pequenos acessórios fazem uma diferença gigantesca à noite, especialmente em estradas mal-iluminadas.
Quando a luz dos faróis é refletida nessas faixas, caso a visibilidade esteja muito prejudicada, fica fácil identificar a extensão do veículo que se aproxima, garantindo assim que os outros motoristas possam ficar mais atentos. Para se proteger e orientar outros na estrada escura, portanto, verifique sempre o estado das suas faixas reflexivas antes de sair.

Evite manobras arriscadas

É certo que durante o dia qualquer movimentação que coloque em risco a sua vida ou a de outros deve ser evitada ao máximo, mas à noite esse tipo de atitude pode se tornar ainda mais perigoso.
A luz dos faróis ajuda muito na madrugada, e tem gente que até prefere dirigir à noite por conseguir avistar um veículo vindo na outra pista de longe, só por causa da luz. Mas e quando o farol apresenta algum defeito?
Para não perceber tarde demais que há alguém com problemas nos faróis na pista, portanto, prefira manter a calma e não fazer nenhuma ultrapassagem ou outro tipo de manobra se não tiver certeza absoluta de que a via está livre.

Pesquise o roteiro com antecedência

Uma ótima ideia para fugir de dores de cabeça na estrada à noite é procurar mais informações a respeito do trajeto que será percorrido, desde o estado em que as vias se encontram até possíveis obras, iluminação, entre outros. Nessas circunstâncias, é possível descobrir com antecedência que uma estrada pode estar interditada, tornando assim a tarefa de achar uma rota alternativa muito mais simples, sem atrasar seu cronograma e prazos.
Outra situação em que saber o roteiro previamente pode te salvar é em caso de problemas na sinalização da rodovia. Não conte somente com as placas na estrada: elas podem se quebrar, ficar cobertas de poeira e até mesmo estarem ultrapassadas, te levando a perder tempo para encontrar o caminho de novo.

Confira o estado do seu caminhão antes de pegar estrada

Por fim, mais uma dica que vale para o dia também, mas que é especialmente importante à noite. Previna problemas como faróis queimados, pneus carecas (verdadeiras armadilhas em épocas de chuva), estepe vazio, etc. Faça uma lista de itens a serem verificados antes de cada viagem e rode com muito mais segurança!
Dirigir à noite é necessário na profissão de caminhoneiro, mas com essas dicas você vai garantir a sua segurança e a chegada dentro do cronograma a cada viagem! Conte para a gente, nos comentários, que outros cuidados você toma na hora de pegar a estrada no escuro e siga de olho no nosso blog para mais dicas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário