Viagem muito longa? Fique atento à postura correta para dirigir

0

Ser motorista não é fácil. Além de se preocupar com a segurança nas estradas, com a manutenção dos caminhões e com a segurança da carga transportada, é preciso preparar o corpo para encarar longas jornadas, dirigindo sem prejudicar a própria saúde.
No Brasil, é alto o número de pedidos de aposentadoria por invalidez permanente ou afastamento do trabalho pelo INSS em virtude de doenças na coluna, como a lombalgia ou lesões mais graves — frequentemente provocadas pela má postura durante a condução de veículos de transporte de carga.

Pensando nisso, preparamos uma lista com dicas para a condução de veículos, que vão te ajudar a manter sua saúde e bem-estar em dia.  Vamos lá?

Região lombar

A primeira dica, que vale para motoristas de todo tipo de veículo, é uma das mais conhecidas pelos condutores e, mesmo assim, comumente ignorada. A região lombar deve ficar sempre apoiada no encosto do banco. Por ser uma das regiões mais pressionadas enquanto estamos assentados, é importante sempre mantê-la sustentada, sobrecarregando menos a coluna.
A falta de cuidado com essa região da coluna pode provocar a lombalgia, que citamos no início deste artigo, que é justamente a dor na região lombar. Normalmente, a lombalgia passa sozinha ou com auxílio de medicação para dor em até três dias, mas, em outros casos, a dor pode se tornar crônica e um tratamento mais demorado e caro pode ser necessário.

Calcanhares

Mais uma dica importante para motoristas de todo tipo de veículo: sempre que possível, mantenha os calcanhares apoiados no assoalho. Isso evita que você sobrecarregue a coluna sustentando o peso da perna.

Banco do motorista

É muito importante manter o banco do motorista próximo aos pedais e ao volante. Assim, ficará fácil para o condutor manter braços e pernas levemente dobrados — posição recomendada por fisioterapeutas e ortopedistas especialistas em ergonomia.
Não é recomendado que os joelhos fiquem totalmente dobrados, assim como os braços não devem ficar totalmente esticados, pois acabam tensionando os ombros e o pescoço do motorista.

Duas mãos no volante

Uma mania comum entre motoristas é manter uma mão no volante e uma sobre o câmbio. Apesar de parecer confortável no momento, essa posição desequilibra o corpo e impede a postura adequada, facilitando lesões e provocando dores na coluna. A dica dos especialistas é manter sempre as duas mãos no volante e os ombros sempre relaxados, na mesma altura.

Encosto da cabeça

O encosto da cabeça também deve estar posicionado corretamente para evitar que o “efeito chicote”, que projeta o pescoço para trás de forma repentina e brusca, provoque lesões no motorista.

Rolo lombar

Alguns bancos não favorecem a postura adequada para a condução e, não importa quanto esforço você faça para mudar, continuará prejudicado pela qualidade do assento do seu veículo.
Se você não consegue apoiar a sua lombar no encosto do banco, por exemplo, sugerimos que compre um rolo lombar, facilmente encontrado em drogarias e lojas especializadas em ortopedia, ou improvise enrolando uma toalha.

Exercícios físicos

Por último, mas não menos importante, é sempre recomendável a prática de exercícios físicos que fortaleçam a musculatura da coluna e controlem a obesidade. Excesso de peso e musculatura fraca são fatores que, juntos, podem facilitar ou provocar o surgimento de lesões na coluna.
Gostou deste post? Deixe outras dicas e sugestões nos comentários e ajude outros motoristas a melhorarem sua saúde e qualidade de vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário