Como diminuir o uso de combustível do seu caminhão

0

Em momentos de crise financeira como o que vivemos atualmente, a palavra da vez é economia. Se você é carreteiro, trabalha em uma transportadora ou tem seu próprio caminhão, essas dicas são para você!
O que você tem feito para diminuir os custos do seu transporte? Sabia que conduzir corretamente o veículo pode gerar uma economia significativa de combustível, resultando em uma redução de mais de 30% no custo do seu transporte? Pensando nisso, listamos algumas dicas de como conduzir o seu caminhão para ter a melhor performance e consumo! Veja só:

Planeje o seu trajeto

Toda a logística de uma viagem deve ser planejada, começando pela escolha do trajeto. Faça a opção pela melhor rota — o que nem sempre é sinônimo de menor distância! Avalie:
  • As condições da estrada;
  • quantidade de pedágios;
  • e topografia da região (se é uma região serrana, por exemplo).
Além disso, fuja dos locais de grande circulação, que podem levar a congestionamentos, e de rotas alternativas desconhecidas.

Calibragem e alinhamento dos pneus

Feito o planejamento da viagem, agora é a hora da revisão! Certifique-se de que os pneus estão com a pressão adequada e veja se estão alinhados, pois isso influencia muito o consumo de diesel do seu caminhão.
Outra medida simples, mas que pode fazer toda a diferença, é nunca exceder a carga máxima suportada pelo seu veículo, pois, além de ser ilegal, essa atitude pode comprometer a manutenção do caminhão de modo geral e, principalmente, os pneus. Lembrando que quanto maior a carga, maior a exigência do motor e maior será o consumo de combustível.

Abastecimento do veículo

Abasteça o seu caminhão em postos confiáveis. Combustível alterado pode ser muito prejudicial ao seu veículo, além de oferecer um péssimo rendimento no consumo. Pensando nisso, além de fazer a revisão regularmente do caminhão, limpe os bicos injetores quando necessário e troque os filtros de combustível conforme indicado pelo fabricante.

Rotações do motor

Mantenha a rotação ideal para cada marcha. Assim, se estiver com o veículo em alta velocidade, mantenha rotações altas e, no caso contrário, velocidade baixa, coloque em uma marcha com baixas rotações. Isso garantirá um melhor consumo do seu veículo.
Os caminhões mais modernos apresentam, no painel, um conta-giros que auxilia na escolha da marcha ideal para cada momento do percurso. A região em verde do conta-giros indica se a marcha está adequada para a velocidade do momento. Caso seu veículo não contenha conta-giros, troque de marcha sempre que perceber que o motor precisa de força, certo?
No caso de subidas, reduza a marcha para que o veículo se encaixe em uma rotação mais adequada, e no caso das descidas, uma prática equivocada e muito comum é o uso do “ponto morto”. Essa prática deve ser evitada, pois, além de ser ilegal, o veículo pode alcançar velocidades maiores do que pode suportar, provocando danos às peças e colocando em risco outros condutores.
Vale ainda ressaltar que dirigir em “ponto morto” na verdade eleva o consumo de combustível, pois o motor estará girando em marcha lenta enquanto o veículo está em alta velocidade, sabia disso?

Controle o acelerador

Para finalizar, sinta o seu veículo e saiba dosar quando e quanto pisar no acelerador. Assim, se estiver em uma descida, o próprio peso do veículo manterá uma boa velocidade, não sendo necessário acelerar (mas mantenha o veículo engatado, ok?), diminuindo o consumo do carro.
Da mesma forma, evite arrancadas e freadas bruscas, pois essa prática exige um alto consumo de diesel.
Com algumas práticas simples, dá para economizar em combustível e ainda fazer o seu caminhão durar muito mais tempo! Tem dúvidas ou outras dicas para poupar quando o assunto é o diesel? Então comente contando para a gente e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário