Dica para caminhoneiro: 3 formas de pagar seu caminhão

0

Na hora de comprar um caminhão, não basta apenas escolher qual veículo é o ideal para você ou qual modelo mais te agrada. É preciso levar em consideração, também, qual é o preço e como o pagamento será realizado, uma vez que nem sempre é possível fazer esse tipo de investimento à vista, não é mesmo?
Por isso, no post de hoje falaremos sobre algumas formas de fazer o pagamento do seu veículo, além de dar dicas sobre o que levar em consideração na hora de efetuar a compra.
Confira a seguir!

O que é preciso levar em conta na hora de comprar o caminhão?

Primeiramente, você precisa ter em mente que terá outros gastos com o veículo além do valor da compra — principalmente se esse veículo for novo, o que envolve até mesmo os gastos com emplacamento. Isso significa que você terá que fazer uma reserva para realizar os pagamentos de IPVA, licenciamento, seguro obrigatório, outros seguros (contra roubos, batidas etc) e manutenção do veículo.
Também é preciso avaliar qual será a atividade realizada com esse veículo, para descobrir qual é o modelo mais adequado. Além disso, você também deve ponderar se precisa comprar um veículo novo ou se um veículo usado consegue atender às suas necessidades.

Como pode ser realizado o pagamento do caminhão?

A seguir vamos falar sobre 3 formas de pagamento e explicar como uma delas pode ser a mais adequada para você. Veja:

Financiamento

O financiamento é a opção mais comum para efetuar a compra dos veículos. No entanto, é preciso estar atento às taxas de juros que são cobradas pelas financeiras. Em alguns casos, é possível notar que o valor do veículo praticamente dobra ao final do financiamento.
Nesses casos, é oferecida uma entrada e o restante é financiado, de acordo com sua necessidade. Existem casos em que é possível fazer o parcelamento do valor em até 60 meses. Vale dizer, ainda, que em um financiamento o veículo é adquirido assim que a documentação é aprovada.

Consórcio

O consórcio é ideal para quem não tem pressa de adquirir o veículo — já que, em alguns casos, pode acontecer de você só ser contemplado na última parcela do programa. Além disso, ele é o tipo certo para aqueles que não querem pagar juros (como nos financiamentos) e não precisam adquirir o bem imediatamente.
O consórcio funciona como uma espécie de poupança, em que você realiza pagamentos mensais para uma administradora, que realiza sorteios referentes às cotas que foram compradas. Apesar de não haver incidência de juros, vale dizer que existem taxas de administração — cobradas pelas empresas que oferecem os consórcios e incluídas no valor da parcela.

CDC

Essa forma de pagamento se chama Crédito Direto ao Consumidor. Nele você assume a dívida com o banco (ou financeira) e o caminhão fica em seu nome. No entanto, é preciso oferecer um valor como entrada e as taxas podem ser um pouco altas — o que significa que, assim como no financiamento, você pagará um valor maior do que o valor do veículo, quando terminar de pagar as parcelas. Por outro lado, se você optar por pagar parcelas antecipadas, os juros são eliminados.
No caso do CDC, os prazos para pagamento são de até 24 meses e normalmente é cobrada uma taxa, chamada de TAC, ou Taxa de Abertura de Crédito, que custa aproximadamente R$ 500.
Apesar de o financiamento normalmente ser a opção mais escolhida, existem várias formas de pagar por um caminhão. Algumas delas, no entanto, são oferecidas apenas para empresas, como no Leasing, enquanto outras, como as que oferecemos aqui, podem ser feitas pelo próprio caminhoneiro.
E você, qual forma de pagamento usou para comprar seu caminhão? Compartilhe suas experiências conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário