DAF europeia fará caminhões elétricos em parceria com a VDL

0


A matriz da DAF, na Holanda, anuncia parceria com a VDL Groep, especializada em tecnologia e eletrificação de veículos comerciais pesados, para a produção de caminhões elétricos modelo CF e que entram em operação ainda este ano na Europa. Eles serão fabricados em Eindhoven, cidade sede de ambas as empresas: a DAF se encarregará da produção do caminhão, enquanto sua nova parceira VDL será a responsável por toda instalação elétrica e pela tecnologia E-Power de última geração, caracterizada por zero emissão e baixo ruído.

O CF elétrico será um 4x2 desenvolvido para aplicações em urbanas com restrições de até 40 toneladas, com implemento padrão do tipo semirreboques de eixo simples. Ele utilizará a tecnologia E-Power da VDL para operação totalmente elétrica: um motor elétrico de 210 kW, o que equivale a 285 cv de potência, obtém sua energia do conjunto de baterias de íon-lítio, com capacidade total de corrente de 170 kWh. O CF Eletric tem autonomia de operação até 100 quilômetros, adequada para aplicações na distribuição de grandes volumes. As baterias poderão ser recarregadas parcialmente por 30 minutos ou receber uma carga completa em até 90 minutos (1,5 hora).

Para o presidente da DAF Trucks NV (Holanda), Preston Feight, a eletrificação do modelo CF vai de encontro com a história de desenvolvimento da montadora. “A DAF foi uma das primeiras fabricantes a introduzir um caminhão de distribuição elétrica e híbrida na Europa e continua a desenvolver conjuntos propulsores híbridos e elétricos. À medida que as cidades anunciarem sua intenção de exigir emissões zero de poluentes e ruído ultrabaixo, asseguraremos aos nossos clientes soluções ideais”, declarou.

“A VDL se mostrou líder em ônibus totalmente elétricos para transporte público e já entregou centenas de ônibus elétricos para operadoras de transporte púbico por toda a Europa”, lembrou o presidente da VDL Groep, Willem van der Leegte. “A parceria com a DAF nesse caminhão elétrico é um desenvolvimento interessante e representa uma tremenda oportunidade para duas empresas de tecnologia sediadas em Eindhoven liderarem o mundo dos veículos comerciais”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário