Competição realizada pela Scania já ofereceu cerca de 45 mil horas de treinamento

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A partir desta sexta edição, a competição da Scania entre motoristas mudou de denominação. Antes conhecida como Melhor Motorista de Caminhão do Brasil (MMCB), o torneio, agora intitulado Scania Driver Competitions (SDC), foi ampliado e adotou a nomenclatura usada na Europa e em outros países, numa padronização global. Desde o lançamento no Brasil, em 2005, o Scania Driver Competitions ofereceu cerca de 45 mil horas em treinamento gratuito aos participantes.

Os cursos, focados em condução econômica e eficaz, foram oferecidos pela própria Scania ou por meio de escolas parceiras, como a Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet) e o Centro de Treinamento da Região Nordeste do Rio Grande do Sul (Centronor). 


Desde sua criação na Europa, em 2003, nascida como Young European Truck Driver, o Scania Driver Competitions reuniu mais de 300 mil motoristas de quase 50 países. O evento se espalhou pelo mundo para destacar a importância do treinamento e da capacitação dos motoristas, além de aumentar a consciência deles em relação à segurança rodoviária e à sustentabilidade no setor de transporte. O Brasil realizou a competição cinco vezes, em 2005, 2008, 2010, 2012 e 2014. É atualmente o recordista mundial de participantes, com cerca de 215 mil inscritos. No País, 2.060 motoristas já ganharam cursos presenciais.

História de sucesso
A primeira edição da competição de motoristas de caminhão da Scania ocorreu em 2003 e foi realizada apenas na Europa. A estreia reuniu 20 países. Ao todo foram 6 mil inscritos, e os vencedores de cada país disputaram uma única final. Naquela época, havia o limite de 30 anos de idade para os participantes. A regra era válida porque na Europa essa faixa etária respondia pela maioria dos acidentes nas estradas envolvendo caminhões.
           
Em 2005, a segunda edição do evento contou com 28 países europeus. Esse ano marca a chegada da ação ao Brasil, Argentina, África do Sul e Taiwan, todos com finais independentes. Foram inscritos 34 mil motoristas, 11 mil apenas no Brasil. Houve uma mudança na regra da idade. O limite subiu para 35 anos, a fim de envolver número maior de participantes. Nos demais países não foram adotados limites. O campeão nacional foi Marco Simioni, de Santa Catarina.

Em 2007/2008, a ação tornou-se global, com mais de 44 mil competidores nos cinco continentes. Ficou estabelecido que a competição seria disputada de dois em dois anos. Além da Europa, com 28 países reunidos novamente em um único torneio, e de Brasil, Argentina, África do Sul e Taiwan, também passaram a participar Austrália, Coreia do Sul, Malásia, Botsuana, Namíbia e Tanzânia. Todos os países com finais próprias. O Brasil bateu o recorde de inscritos: 21 mil das 44 mil inscrições. Durante as fases de qualificação, a Scania organizou seminários sobre segurança nas estradas, vários em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS). O campeão brasileiro foi o paulista Roberto Octaviani.

Em 2010, inscreveram-se 28 mil motoristas no Brasil, num universo de 45 mil representantes de 28 países. O campeão foi o baiano Fernando Pitanga.

A quarta edição (2012) bateu o recorde de inscritos com 47 mil participantes, alta de 60% em relação ao evento de 2010. Ao somar o montante nacional ao volume mundial, o resultado chegou a 75 mil condutores. Uma das explicações para o recorde nacional foi a participação maciça dos grandes operadores logísticos e o maior interesse dos embarcadores. Como inovação, a Scania realizou o seminário Perspectivas de Sustentabilidade para o TRC, uma parceria com a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística). O primeiro colocado foi o gaúcho Vinicius de Moraes.

Na quinta edição (2014), o gaúcho Eliardo João Locatelli, de Carazinho, aos 33 anos, superou os outros 27 finalistas na decisão, em São Paulo. Apesar da pouca idade, Locatelli era veterano na competição, pois levou o troféu após sua terceira final seguida. Aliás, a jovialidade marcou o pódio. O vice-campeão Marcos Araldi, gaúcho de São Leopoldo, tinha 35 anos, e o terceiro colocado, Anderson Dare, de Contagem (MG), apenas 26 anos na época. Foi registrado o novo recorde de inscritos no Brasil, com 65 mil caminhoneiros. Em todo o mundo, foram 85 mil candidatos.

Na Europa, a ação é apoiada pela Comissão Europeia e pela União Internacional de Transporte Rodoviário (International Road Transport Union–IRU).


No Brasil, o SDC conta com o suporte de instituições que são referência no segmento de transporte e na formação de condutores no País, entre elas, a NTC & Logística, o Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest-Senat), Centro de Treinamento de Motoristas da Região Nordeste do Rio Grande do Sul (Centronor), Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet) e a Polícia Rodoviária Federal.

Fonte: Scania

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