A partir desta
sexta edição, a competição da Scania entre motoristas mudou de denominação. Antes
conhecida como Melhor Motorista de Caminhão do Brasil (MMCB), o torneio, agora intitulado
Scania Driver Competitions (SDC), foi ampliado e adotou a nomenclatura usada na
Europa e em outros países, numa padronização global. Desde o lançamento no
Brasil, em 2005, o Scania Driver Competitions ofereceu cerca de 45 mil horas em
treinamento gratuito aos participantes.
Os cursos,
focados em condução econômica e eficaz, foram oferecidos pela própria Scania ou
por meio de escolas parceiras, como a Fundação Adolpho Bósio de Educação no
Transporte (Fabet) e o Centro de Treinamento da Região Nordeste do Rio Grande
do Sul (Centronor).
Desde sua
criação na Europa, em 2003, nascida como Young European Truck Driver, o Scania
Driver Competitions reuniu mais de 300 mil motoristas de quase 50 países. O
evento se espalhou pelo mundo para destacar a importância do treinamento e da capacitação
dos motoristas, além de aumentar a consciência deles em relação à segurança
rodoviária e à sustentabilidade no setor de transporte. O Brasil realizou a
competição cinco vezes, em 2005, 2008, 2010, 2012 e 2014. É atualmente o
recordista mundial de participantes, com cerca de 215 mil inscritos. No País, 2.060
motoristas já ganharam cursos presenciais.
História de sucesso
A primeira
edição da competição de motoristas de caminhão da Scania ocorreu em 2003 e foi
realizada apenas na Europa. A estreia reuniu 20 países. Ao todo foram 6 mil
inscritos, e os vencedores de cada país disputaram uma única final. Naquela
época, havia o limite de 30 anos de idade para os participantes. A regra era
válida porque na Europa essa faixa etária respondia pela maioria dos acidentes
nas estradas envolvendo caminhões.
Em 2005, a
segunda edição do evento contou com 28 países europeus. Esse ano marca a
chegada da ação ao Brasil, Argentina, África do Sul e Taiwan, todos com finais
independentes. Foram inscritos 34 mil motoristas, 11 mil apenas no Brasil.
Houve uma mudança na regra da idade. O limite subiu para 35 anos, a fim de
envolver número maior de participantes. Nos demais países não foram adotados
limites. O campeão nacional foi Marco Simioni, de Santa Catarina.
Em 2007/2008,
a ação tornou-se global, com mais de 44 mil competidores nos cinco continentes.
Ficou estabelecido que a competição seria disputada de dois em dois anos. Além
da Europa, com 28 países reunidos novamente em um único torneio, e de Brasil,
Argentina, África do Sul e Taiwan, também passaram a participar Austrália,
Coreia do Sul, Malásia, Botsuana, Namíbia e Tanzânia. Todos os países com
finais próprias. O Brasil bateu o recorde de inscritos: 21 mil das 44 mil
inscrições. Durante as fases de qualificação, a Scania organizou seminários
sobre segurança nas estradas, vários em parceria com a Organização Mundial de
Saúde (OMS). O campeão brasileiro foi o paulista Roberto Octaviani.
Em 2010,
inscreveram-se 28 mil motoristas no Brasil, num universo de 45 mil
representantes de 28 países. O campeão foi o baiano Fernando Pitanga.
A quarta
edição (2012) bateu o recorde de inscritos com 47 mil participantes, alta de
60% em relação ao evento de 2010. Ao somar o montante nacional ao volume
mundial, o resultado chegou a 75 mil condutores. Uma das explicações para o
recorde nacional foi a participação maciça dos grandes operadores logísticos e
o maior interesse dos embarcadores. Como inovação, a Scania realizou o
seminário Perspectivas de Sustentabilidade para o TRC, uma parceria com a
Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística). O
primeiro colocado foi o gaúcho Vinicius de Moraes.
Na quinta
edição (2014), o gaúcho Eliardo João Locatelli, de Carazinho, aos 33 anos, superou
os outros 27 finalistas na decisão, em São Paulo. Apesar da pouca idade,
Locatelli era veterano na competição, pois levou o troféu após sua terceira
final seguida. Aliás, a jovialidade marcou o pódio. O vice-campeão Marcos
Araldi, gaúcho de São Leopoldo, tinha 35 anos, e o terceiro colocado, Anderson
Dare, de Contagem (MG), apenas 26 anos na época. Foi registrado o novo
recorde de inscritos no Brasil, com 65 mil caminhoneiros. Em todo o mundo,
foram 85 mil candidatos.
Na Europa, a
ação é apoiada pela Comissão Europeia e pela União Internacional de Transporte
Rodoviário (International Road Transport Union–IRU).
No Brasil, o
SDC conta com o suporte de instituições que são referência no segmento de
transporte e na formação de condutores no País, entre elas, a NTC & Logística,
o Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte
(Sest-Senat), Centro de Treinamento de Motoristas da Região Nordeste do Rio
Grande do Sul (Centronor), Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte
(Fabet) e a Polícia Rodoviária Federal.
Fonte: Scania
Fonte: Scania
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