Eaton renova e amplia linha de transmissões

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Eaton renovou e ampliou boa parte de sua linha de transmissões para caminhões e ônibus fabricadas em Valinhos (SP). “Mesmo com a queda expressiva das vendas de veículos comerciais em 2016, nossa engenharia não ficou parada, trabalhou bastante”, afirma Amaury Rossi, diretor de negócios de transmissões, embreagens e contratos de manufatura. As novas caixas manuais e automatizadas foram apresentadas aos clientes no início deste ano (leia aqui) e começam a chegar ao mercado nos próximos meses. Rossi revela que no primeiro semestre de 2017 pelo menos dois fabricantes de caminhões vão adotar os novos câmbios manuais de seis marchas EA-4106 (para modelos semileves com PBT de 3,5 a 6 toneladas) e EA-6106 (leves e médios de 7 a 13 toneladas). E na segunda metade do ano que vem um cliente confirmou a adoção da versão automatizada da EA-6106. 


“A automatização é uma tendência que chegou para ficar no Brasil, porque reduz o custo de operação dos veículos comerciais. A maioria dos caminhões pesados já é vendida com caixas automatizadas e agora a tecnologia começa a chegar também aos semipesados e médios”, explica Rossi. Segundo ele, existem boas perspectivas de ampliar o fornecimento de caixas robotizadas a partir de 2017, quando a Eaton estima crescimento de 8% a 10% nas vendas de caminhões no País. 



Este ano a Eaton já conquistou um importante contrato com a Ford Caminhões, que desde março passado lançou em seis modelos Cargo pesados e semipesados as transmissões automatizadas de 10 velocidades Ultra Shift Plus MHD (batizada como Torqshift pela Ford). A caixa foi desenvolvida em parceria com a Ford e Cummins, que fornece os motores dos Cargo, e pode ser aplicada em caminhões rodoviários 6x2 e 8x2 e fora-de-estrada e vocacionais 6x4 e 8x4 como betoneiras, basculantes e canavieiros. 



TRANSMISSÃO CONECTADA



A Eaton estuda trazer ao País o sistema IntelliConect, recém-lançado nos Estados Unidos e apresentado no Brasil pela primeira vez no último Congresso SAE, que conecta as transmissões automatizadas com o fabricante para diagnóstico remoto de possíveis falhas. Com base nas informações de cada falha, o sistema determina a severidade, indica as possíveis causas e gera recomendações enviadas ao usuário por meio de mensagens de texto no celular ou e-mail, conforme o cliente desejar. O IntelliConect alerta se o reparo precisa ser imediato ou por quanto tempo o veículo pode permanecer sem intervenção, além de identificar a localização do veículo para indicar a rede de assistência disponível na região. A Eaton informa, inclusive, qual a maneira adequada de fazer a manutenção. Toda a frota pode ser monitorada por meio de um portal na internet. 



Nos Estados Unidos, a tecnologia já é utilizada em transmissões automatizadas como a Procision (de dupla embreagem e sete velocidades, ainda não fabricada no Brasil) e a UltraShift Plus. “Aqui ainda não temos previsão de quando poderemos introduzir o IntelliConnect”, informa Rossi. 



Também está no radar, mas ainda sem prazo, a fabricação nacional Procision. “Por enquanto ainda não temos escala de produção suficiente, mas a intenção é sempre nacionalizar”, diz o executivo.


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